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Belém ganhará mais duas rodovias

Projeto de autoria do Deputado Federal Priante, visa criar duas vias expressas, que a partir da Capital desemborcariam em Benevides e Benfica.

No mês passado, o Deputado Federal do PMDB-PA, José Priante, apresentou para o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, a idéia da construção de duas rodovias, no trecho da BR-316, que vai de Benevides a Belém, o trecho mais perigoso de uma rodovia federal do País, segundo um levantamento feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).

A proposta apresentada por Priante, visa alterar o traçado original da BR-316, com a construção de duas vias paralelas, momentaneamente denominadas de via expressa norte e via expressa sul. Pelo projeto, cada via teria 25 quilômetros de extensão, pistas duplas, ciclovias e ficariam distante 4 quilômetros do traçado original da BR-316. As vias expressas envolveriam a Região Metropolitana de Belém, criando rotas alternativas que, a partir da capital, desemborcariam em Benfica e Benevides.

A via Expressa Norte seria construída entre Benfica e o Terminal Portuário de Outeiro (porto da Sotave), passando pelos distritos industriais de Icoaraci e Ananindeua. Essa via segundo Priante, além de descongestionar o trânsito na região do entroncamento, passaria a ser a principal rota de caminhões de carga ao porto da Sotave, viabilizando esse terminal como o maior complexo portuário da Capital.

Já a outra rodovia, a Via Expressa Sul, ligaria diretamente Benevides à avenida Perimetral, em Belém, chegando às proximidades da Subestação da Eletronorte, no Bairro do Guamá. Essa via criaria nova rota para bairros com grande densidade populacional, como Guamá, Jurunas, Terra Firme e Condor, facilitando também o acesso a núcleos como a Universidade Federal do Pará, a Universidade Federal Rural, a Embrapa e a pequenos portos daquela área. A Via Expressa Sul teria ainda ligação com a Alça Viária, ampliando as alternativas de tráfegos aos motoristas.

O ministro prometeu cobrar rapidez na elaboração do Projeto, para ler a notícia completa Clique Aqui!.

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