Últimas Notícias

Inauguração da nova Unidade Saúde da Família (USF) de Santa Maria

O secretário de Estado de Saúde Pública, Hélio Franco, prestigiou, dia 26 de agosto, a inauguração da nova Unidade Saúde da Família (USF) de Santa Maria de Benfica, no município de Benevides, Região Metropolitana de Belém (RMB). Com ambiente moderno, climatizado, confortável e humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o espaço, para o secretário, pode servir de modelo para outros municípios.
Um painel na recepção mostra o perfil da comunidade, com informações sobre a saúde da população e também sobre condições de saneamento e moradia. O painel mostra, por exemplo, que atualmente, 172 hipertensos, 37 diabéticos e 29 mulheres grávidas estão sendo acompanhados pela equipe da unidade.
O usuário também na unidade tem acesso a programas importantes, como planejamento familiar, aleitamento materno, pré-natal, hiperdia (hipertensão e diabetes), controle da hanseníase e tuberculose, saúde mental, prevenção da anemia, prevenção do câncer de mama e do colo de útero e saúde bucal.
Segundo a secretária municipal de Saúde de Benevides, Juliana Garcez, para o atendimento as 950 famílias, um total de 3.670 pessoas, a unidade tem dois médicos, uma enfermeira, uma dentista, uma auxiliar de saúde bucal, dois técnicos de enfermagem, um agente administrativo e oito agentes comunitários de saúde. “Fazer saúde não é só ter unidade com médico dentro”, observou.
Após o ato inaugural, Hélio Franco visitou as instalações da unidade. Na ocasião, também foi inaugurado um microssistema de abastecimento de água, implantado numa escola próxima. O secretário disse que não podia deixar de prestigiar o evento, uma vez que a atenção primária em saúde é uma das prioridades do governo do Estado.
“A escola, a água e a saúde são três coisas fundamentais para a vida”, comentou ele, enfatizando que é preciso moralizar o serviço público, com obras bem feitas para a população, a exemplo da nova unidade da comunidade de Santa Maria. Benevides dispõe, agora, de 17 espaços como esse e nove equipes de saúde bucal.
Roberta Vilanova – Sespa

Nenhum comentário