Últimas Notícias

Enfeites de Natal mobilizam Benevides

Reciclagem

Cidade transforma lixo em luxo em um dos natais mais originais da Região Metropolitana de Belém.

Fonte: Jornal O Liberal

Os adereços natalinos que se espalham pelo município de Benevides – Na Região Metropolitana de Belém –, durante o mês de dezembro, já começaram a ganhar as ruas da cidade. A equipe de montagem dos enfeites está dobrando a jornada de trabalho, para inaugurar no próximo dia 2 de dezembro o chamado Natal de Luz de Benevides, projeto que chega à sua terceira edição este ano. Para isso, cerca de 40 pessoas, entre artesões, motoristas, técnicos em eletricidade e costureiras trabalham dia e noite no barracão onde estão sendo confeccionados os ardonos. A regra é reaproveitar tudo, e utilizar a máxima quantidade de materiais recicláveis possível. Com o tema “A Estrela é Você”, a decoração deste ano distribuirá mais de três milhões de garrafas pets transformadas, em vários pontos do município,com o objetivo de criar no local o ambiente natalino.

Conforme explica uma das coordenadoras do projeto, Ize Noronha são mais de 20 tipos de peças criadas pelos artesões, entre bolas, caixas de presentes, bengalas, meias decoradas, pinheiros triangulares, guirlandas, árvores de natal e até a família Noel. “A nossa matéria-prima é a garrafa pet. Mas utilizamos outros adornos, como tecidos, festões, purpurina, mangueiras de iluminação, entre outros”, informa. Ize comenta que o Natal de Luzes foi idealizado, considerando a questão da sustentabilidade e inspirado na decoração da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. “Inicialmente, tínhamos a questão do lixo, que precisava virar luxo. Observamos que algumas pessoas despejavam garrafas nas ruas, ainda que inconscientemente, e isso acabava entupindo bueiros e causando uma série de problemas. Com isso, criamos uma campanha de troca: cada quantidade de garrafas entregues no galpão valia um cupom, que posteriormente era utilizado para concorrer a prêmios”, esclarece.

A campanha foi tão positiva, segundo Ize, que pessoas de vários locais do Estado passaram a doar vasilhames de plástico, mesmo sem receber cupons ou participar de sorteios. “Alguns visitantes doam pelo prazer de passar pela BR-316 e ver o resultado final. Em determinado casos, eles até comentam: ali tem a minha ajuda”, brinca. A área central de Benevides já ganhou alguns adereços, porém, ainda estão sem enfeites. A decoração, além do centro da cidade, também vai chegar aos distritos de Murinin, Benfica e Santa Maria. “Vamos intensificar o trabalho, a partir das próximas semanas. A equipe é a mesma durante os três anos do projeto”, destaca a coordenadora. Uma das participantes é a costureira e artesã Dione Oliveira, de 35 anos. Com o salário conquistado no barracão, ela sustenta duas filhas adolescentes, de 10 e de 13 anos. “O trabalho ajuda a garantir o pão. Ganhando um salário mínimo, é preciso fazer um grande quebra cabeça com as dividas, para não deixar nada em falta”, pontua.

GRATIFICANTE

Para Dione, o resultado final é gratificante, “Não dá pra imaginar que uma garrafa pet tirada da rua, tão sem valor, pode deixar uma cidade linda e limpa. Por esse motivo, utilizamos cada pedacinho do recipiente”, afirma. Também satisfeito se diz o supervisor de iluminação, João Carlos Guedes. Comandando uma equipe de quatro pessoas, ele é o responsável por umas das partes mais importantes da decoração: o brilho e os efeitos especiais dos adereços. “Serão sete mil estrelas iluminando nossa cidade, até a entrega do projeto. Completar o resultado de todo este trabalho, chega a emocionar”, revela.

Nenhum comentário