Últimas Notícias

Benevides ou Marituba?

Não é de hoje que eu me pergunto se Benfica pertence afinal, a Benevides ou a Marituba. Pela lei, nossa cidade pertence ao Município de Benevides, mais de algum tempo para cá, alguns sites, como Google, Yahoo, entre outros, apontam Benfica como sendo parte do Município de Benevides. 
Desde que eu me entendo por gente, essa questão é discutida, já ouvi tanta coisa, que agora não sei mais de nada. Já ouvi por exemplo que o limite entre os municípios ficavam na Escola JK. Depois o limite já era no Riacho doce e por aí vai. Se não me engano, no final do ano passado, a prefeitura de Marituba, mandou colocar, lá no retorno que dá acesso a Benfica, uma placa, informando “AQUI COMEÇA MARITUBA”. Até ai tudo certo, Benfica ficava no lado de Benevides. E para meu espanto, outro dia estava eu a toa, quando sem querer ouvir uma conversa entre algumas pessoas, que tocavam neste assunto, eles comentavam justamente sobre a placa, e que a mesma já estava mais a frente, passando da boca, ficando fixada próxima a AMAFRUTA. Ainda não tinha notado esta modificação, foi aí que passando por lá, realmente percebi que a placa não estava mais onde estava, e avistei ao longe a bendita placa. 
Sendo assim, Benfica passa a fazer parte de Marituba, e não sei se já perceberam, os ônibus que rodam dentro de Marituba, disponibilizaram uma linha que vai até aquela invasão Nova Canaã, lá na Boca. 
Agora, algumas fontes minhas, me informaram que a Deputada Luzineide, começou a briga para reivindicar os direitos sobre Benfica. E outras fontes dão que Santa Maria, já consta como sendo de Marituba (sendo que essa segunda, não posso afirmar que seja, realmente verdade). Uma coisa eu posso dizer, essa história ainda vai dar pano pra manga. 
Detalhe do Google: reparem que ele dá que Benfica faz parte de Marituba - PA
Fazendo minha observação sobre esse fato, acho que tudo isso é jogada política, como estamos em ano de eleições municipais, os dois Municípios travam uma briga, pelo eleitorado daqui, pois juntando os eleitores de Santa Maria, Benfica e Murinin, dão bastantes votos. Benevides não quer perder seu eleitorado, e acredito eu, Marituba quer ganhar um numero maior de eleitores. 
E para terminar, uma coisa eu digo, se for para ficarem neste impasse, vamos levantar agora, mais uma vez, a história de emancipação de Benfica (risos), quem sabe assim a briga acaba, e talvez alguns de nossos problemas sejam resolvidos.

3 comentários:

  1. No Censo a Invasão canaã foi contabilizada para Benevides.

    ResponderExcluir
  2. Concordo! Vamos emancipar o distrito Benfica! Creio q já era para sermos um município.

    ResponderExcluir
  3. Afinal, são 5 bairros (Santa Maria, Benfica, Piçarreira, Murinin e Itaquara) parece. E há bastante espaço para outros...

    ResponderExcluir