Telefone vai ficar mais barato em Benevides e Região Metropolitana
A partir do dia 28 de maio, os usuários de telefones fixos de 39 regiões metropolitanas, incluindo Belém, e três regiões integradas de desenvolvimento poderão realizar chamadas a custo de ligação local para municípios que apresentem continuidade geográfica e mesmo código de área nacional (DDD). A medida beneficiará até 68 milhões de pessoas em todo o Brasil, em cerca de 560 municípios. Os valores de ligações entre fixos e móveis - e vice-versa - não sofrerão mudanças com as alterações de áreas locais.
No Pará, 2,2 milhões de moradores da Região Metropolitana de Belém, composta por Ananindeua, Belém, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Isabel do Pará, serão beneficiados. O Estado do Pará tem 568,3 mil acessos fixos; 37,5 mil telefones públicos e 6,5 milhões de acessos móveis.
Médico e vereador do município de Benevides, Arturo Gonçalves diz que “essa é uma briga antiga”. Segundo ele, que já exerceu a profissão de jornalista, essa questão já era motivo de muito barulho desde a época em que não havia telefone celular e só existiam telefones fixos. “É um negócio muito bom, tem que ver como será na prática”. Ele disse que pretende discutir esse assunto na Câmara local para saber se as pessoas que vêm pagando esse valor a mais nas tarifas não têm o direito também de ser ressarcidas.
O coordenador técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômicos (Dieese-PA), Roberto Sena, afirma que, apesar de o órgão não ter feito ainda as contas, pela simples lógica, fica claro que haverá ganho para o consumidor. “Vai diminuir nas contas dos telefones”, disse Sena.
Segundo ele, com essa medida a Anatel está corrigindo “um grande erro”. Antes a chamada era cobrada como de longa distância. “Hoje era para termos contas mais baratas”.
“A Anatel não perde nada. Ninguém faz conta para perder”, afirma Sena, analisando um possível aumento no volume de chamadas. “Achei muito bom, tomara que se espalhe por outros setores”.
REGULAMENTO
A mudança foi publicada pela Anatel no dia 21 de janeiro de 2011, com a revisão do Regulamento sobre Áreas Locais para o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC).
O novo regulamento amplia os critérios de definição de áreas locais, que passam a abranger o conjunto de municípios pertencentes a uma Região Metropolitana ou Região Integrada de Desenvolvimento – Ride que tenham continuidade geográfica e pertençam a um mesmo código nacional de área (DDD). Com informações da assessoria da Anatel.
ÁREAS BENEFICIADAS NA RMB
Ananindeua- Ananindeua e Abacatal.
Belém - Belém, Baía do Sol, Cotijuba, Fama, Fidelis, Furo das Marinhas, Icoaraci, Ilha do Maracujá, Ilha Grande, Jussara, Maraú, Mosqueiro, Paraíso, Tucumaeira, Sucurijuquara.
Benevides - Bacabeira, Benfica, Canutama, Juquiri, Paricatubas, Santa Maria, Santo Antônio, Taiassuí, Vila Beira Rio.
Marituba
Santa Bárbara - Araçi, Caiçava, Colônia Chicano, Condomínio Denpasa,Genipaúba, Livramento, Maurícia, Morada Nova, Paraíso, Pau D’arco, São Paulo das Pedrinhas.
Santa Izabel do Pará - Americano, Branca, Campinense, Caraparu, Conceição do Ita, Espírito Santo do Ita, Feijoal, Ferreira Pena de Americano, Macapazinho, Maravilha, Merium, Vila Dio, Vila do Carmo, Vitória do Caraparu
(Diário do Pará)
Nenhum comentário