Últimas Notícias

Benevides: Governador visita nova unidade de atendimento socioeducativo

O governador conheceu o trabalho desenvolvido no espaço, que tem capacidade para atender 80 adolescentes masculinos, em medida de internação

O governador Simão Jatene fez, na manhã de ontem quarta-feira (13), uma visita à unidade de atendimento socioeducativo de Benevides, na Região Metropolitana de Belém (RMB). O governador conheceu as novas instalações do espaço, conversou com os jovens internos da unidade e garantiu que o governo fará mais investimentos nas atividades socioeducativas mantidas pelo Estado.

O governador foi recebido por 25 jovens da Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Funcap), que apresentaram números de boi-bumbá, capoeira, hip hop e encenação teatral, misturando circo e percussão. O major Costa Valle, da Companhia Independente de Polícia Assistencial (Ciepas), da Polícia Militar, e a coordenadora do Pró-Paz, Izabela Jatene, estiveram presentes no evento.

Simão Jatene reuniu os jovens e ouviu reivindicações de alguns adolescentes, como a garantia de mais oficinas profissionalizantes. O governador afirmou que vai direcionar mais investimentos à área social, especialmente a socioeducativa, e aproveitou para dar um recado aos jovens. “Vocês são corajosos para fazer o que fizeram, ao cometer um ato infracional. Usem essa coragem para enfrentar a vida e as oportunidades serão garantidas”, aconselhou.

Sobre a nova unidade socioeducativa, Simão Jatene declarou que pretende fazer daquele espaço uma referência na região. “É um amplo espaço e tem tudo para se tornar modelo do sistema socioeducativo no Estado. Vamos fazer a nossa parte”, disse, anunciando que em breve também visitará outras unidades da Funcap.

Simão Jatene ouviu reivindicações e deu garantias aos jovens internos da unidade, que vai se tornar referência no atendimento socioeducativo no Estado

Estrutura - A Unidade de Atendimento Socioeducativo de Benevides tem 48 mil metros quadrados, com capacidade para atender 80 adolescentes masculinos, em medida de internação, de acordo com o que recomenda o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

O espaço tem blocos profissionalizantes e de aulas regulares, refeitório, barbearia, praça de convivência, anfiteatro, auditório com 50 lugares, ginásio com quadra poliesportiva coberta, padaria para oficinas de panificação, campo de futebol, área de plantio de mudas e hortas, apiário e  orquidário para oficinas de educação ambiental. Dos 44 quartos-celas da unidade, um é adequado para portador de necessidades especiais.

O espaço foi inaugurado em dezembro último. Durante o primeiro semestre deste ano, recebeu ajustes para garantir a segurança de adolescentes e servidores. A unidade ainda passa por ajustes e nas próximas semanas receberá novos equipamentos. A presidente da Funcap, Ana Célia Cruz, garantiu que até o próximo mês de setembro todos os ajustes serão concluídos.

Rui Pena – Funcap

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário