Últimas Notícias

Vamos preservar nossos Igarapés

Chegamos em julho, o mês das férias e do descanso, e como de costume, as pessoas vem a Benfica repousar em seus belos sítios, ou famílias inteiras, vem passar o final de semana por aqui, muitos vem atrás de uma coisa, que nós Benfiquenses, se não cuidarmos, essas pessoas não mais encontrarão, refrescar-se nas águas geladas dos nossos Igarapés.

Resolvi escrever este post, para abrir nossos olhos, para a real situação, que se encontra nossos igarapés. Foi-se o tempo, em que em dias de calor, íamos nos banhar no “Melou – Lavou” ou na “Passagem” ou até mesmo no “Pau Fundo”, na companhia de amigos, familiares. Lembro-me muito bem dos igarapés, cheios de pessoas banhando-se nos finais de tarde, e inclusive de dias em que para conseguir um espaço para ao menos dar um mergulhar, era um sacrifício. Momentos como esses, ficaram apenas na lembrança daqueles que aproveitaram essa época. Hoje percebo, que após a inauguração da Orla, as pessoas deixaram de freqüenta-los, e também a situação em que eles se encontram hoje, não são atrativos para ninguém. Muitos estão tão rasos, que não sei como ainda não secaram. Não sei realmente o que está acontecendo com nossos tão conhecidos Igarapés, só sei dizer que precisamos fazer alguma coisa, para não deixar se acabar essas belezas de nossa cidade. Apesar de não me lembrar a ultima vez que mergulhei em um igarapé, confesso que me preocupo com a situação em que eles se encontram. Me dá um aperto no coração ao passar no “melou – lavou”, e ver o estado em que ele se encontra, e me vem a mente vários momentos bons passados ali. Até que ele agora encontrasse um pouco melhor, pois chegou uma época que ele quase secou, restando apenas um fio d’água, neste que eu acho que foi a principal fonte de lazer de muitos Benfiquense por muitos anos. Nós mais jovens, ainda nos banhamos nesses igarapés, que sobraram e aproveitamos e muito, mais se perguntar-mos as pessoas de mais idade, elas vão contar de vários momentos, e situações que viveram, quando aqui em Benfica não existiam sítios, e a diversidades de igarapés eram abundantes (pois sabemos que muitos igarapés cortam vários sítios, que ficam para o lazer e diversão e poucos).

Sabemos que o governo municipal poderia fazer alguma coisa para mudar essa real situação, mais acho que nós como moradores, temos que ter maior consciência de preservar nossas belezas naturais, e quem sabe voltar a usufruir de uma água bem geladinha e refrescante.

Vamos preservar!!!

Nenhum comentário