Últimas Notícias

Benevides ganha apoio para desenvolvimento

Dia diferente na comunidade Murinim, em Benevides. No sábado (9), uma parceria entre a prefeitura local e a Universidade da Amazônia (Unama) já obteve resultados através de uma ação social de saúde. Foram diversas oficinas e serviços de saúde para os moradores do distrito, como verificação de pressão, avaliação dermatológica, saúde bucal, fisioterapia, terapia ocupacional, avaliação neurológica, entre outros.

A parceria entre a prefeitura e a Unama vai muito além deste dia. Trata-se de um projeto da universidade que escolheu um município em expansão para provocar o desenvolvimento sustentável -no caso, Benevides. “Esta é uma ação de expansão do projeto, que atendeu cerca de 400 pessoas da comunidade. Existem outras ações que ainda serão feitas. São duas por semestre. Na ocasião, 60 profissionais da prefeitura estiveram envolvidos e mais de 80 acadêmicos dos mais diversos cursos voltados à saúde, como fonoaudiologia, psicologia, serviço social, entre outros”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Juliana Garzes.

Para Amanda Pereira, aluna do último ano de fonoaudiologia, atuar no projeto é uma forma de ajudar o próximo. “A gente ajuda e contribui para o nosso próprio aprendizado. É a primeira vez que eu venho e achei essa troca bem interessante para a minha vida profissional”.

O reitor da Unama, Antônio Vaz, acompanhou a ação de perto. “Esse projeto é pensado desde 1993 e começou no segundo semestre de 2010. É um sonho que se transformou em realidade. A ideia é dar todo apoio ao município. É um projeto assistencialista que inclui vários segmentos, como economia, meio ambiente e saúde.

Faz parte da missão da Unama, que é ajudar no desenvolvimento da Amazônia. Nós não temos notícia de nenhuma outra universidade que faça essa assistência de forma tão completa. A ideia é criar diversos projetos com foco no desenvolvimento sustentável ao longo de três anos e depois gerar multiplicadores em outros municípios”. (Diário do Pará)


Nenhum comentário